Histórias Inspiradoras

Conheça a história da professora que transformou a educação esportiva na sua escola

Renata Andrade Ribeiro, de 41 anos, é professora da rede municipal de Santana de Parnaíba, em São Paulo, e leciona desde 2012

Renata Andrade Ribeiro, de 41 anos, é professora da rede municipal de Santana de Parnaíba, em São Paulo. Nascida em Barueri, no mesmo estado, a educadora leciona na cidade desde 2012 no Colégio Municipal Maria Fernandes Machado de Oliveira do bairro do Refúgio dos Bandeirantes, essa professora transformou a educação esportiva na escola que trabalha. Com a Educação Física, ela busca melhorar a situação da educação no país, incentivando os alunos a aprenderem de maneira mais prazerosa e lúdica, com jogos, brincadeiras e muita diversão.

Em 2016, Renata já tinha realizado um projeto de miniatletismo com seis turmas do 3º ao 5º ano. Mas apenas alguns alunos puderam participar. “Foi aí que conheci o Impulsiona, pela indicação de um professor que atua comigo. Participei do curso de miniatletismo do Impulsiona, e esse foi um momento muito importante para mim, pois ajudou no meu crescimento acadêmico e pessoal”.

professora-transformou-educação-esportiva

A professora ainda compartilhou conosco seu desejo de promover a participação de todos os alunos nos campeonatos escolares que a Secretaria Municipal de Educação (SME) promove, porém por causa das regras da competição apenas alguns alunos podem participar. “É muito triste você ver um garoto (a) muito bom em determinado esporte e não poder levar para competir pois está fora da idade ou não se enquadra em algum critério”, explicou Renata.

Então, para reverter essa situação, a professora colocou em prática, em 2017, o conhecimento adquirido no curso de miniatletismo do Impulsiona, realizando os jogos dentro escola.

“Elaboramos um campeonato em duas etapas. No primeiro semestre, foram realizados os jogos, e no segundo, o encerramento. E tudo isso foi realizado colocando em prática o aprendizado do que tive no curso. Organizei um cronograma das provas e horários pré-estabelecidos as turmas do 1º ano ao 5º ano”.

O campeonato consistiu numa semana toda com três provas diferentes na quadra, com a ajuda das professoras, e no final, uma espécie de Fórmula. Também foram realizadas premiações para consagrar os resultados dos alunos. “Foi emocionante fazer a cerimônia de premiação, ver toda a escola no pátio reunida para o encerramento foi de uma alegria intensa”, explicou a professora.

O projeto movimentou todo o colégio, o corpo docente participou ativamente, os alunos se engajaram e até os inspetores ajudaram. “Os alunos ficaram muito felizes com as atividades, e o esporte foi usado como um catalisador da educação dentro da escola, com saúde, conhecimento e diversão. Não é à toa que o professor de Educação Física é um dos mais queridos das escolas”, afirma rindo a professora.

Você pode se inscrever agora no curso de Miniatletismo do Impulsiona  e baixar o conteúdo digital gratuitamente.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação