Histórias Inspiradoras

Como usar o esporte como estratégia educacional do jeito certo

O esporte pode ser usado como estratégia de educação em diversos momentos, e o curso Impulsionador Estratégico incentiva os coordenadores pedagógicos

Mais do que jogar bola, o esporte é uma das principais ferramentas de desenvolvimento humano e social. Ele é capaz de integrar, socializar e inserir o indivíduo na comunidade, e também possui um importante papel educacional, se aplicado de forma multidisciplinar e transversal, incentivando professores a criar novas maneiras de formar o ser humano. Neste conteúdo vamos dar algumas dicas para usar o esporte como estratégia educacional do jeito certo.

Como ferramenta educacional, o esporte pode auxiliar na prontidão do indivíduo para as mais diversas situações: promove o aumento da autoestima, ensina a superar adversidades, a conhecer seu papel e obrigações dentro de um contexto social, a delinear objetivos e metas, a buscar constantemente a excelência, a trabalhar em equipe, a desenvolver um pensamento lógico e a colaborar com o desenvolvimento da sociedade.

Além disso, ele ensina os alunos a lidarem com as necessidades, desejos e expectativas, deles e dos outros. Ao integrar esportes às disciplinas escolares, as crianças e os jovens podem ter acesso a uma formação integral, que leva em conta também a exploração de novos sentidos e significados sociais e físicos.

O esporte pode ser usado como estratégia de educação em diversos momentos, e o curso Impulsionador Estratégico incentiva que coordenadores pedagógicos levem a educação esportiva de maneira transversal e interdisciplinar para a escola.

Os coordenadores pedagógicos são responsáveis por articular estrategicamente o programa na escola. Sua função é apoiar os demais impulsionadores e envolver todos os professores da escola, promovendo um trabalho interdisciplinar. A capacitação é oferecida na plataforma e-Proinfo, do MEC, e tem carga horária de 10 horas.
O esporte auxilia os alunos em diversos pontos, como:

Cria senso de obrigação e desenvolve o autoconhecimento;
Integra socialmente os alunos;
Auxilia na tratativa de temas como tolerância, solidariedade, cooperação, autonomia, participação, igualdade, expressão, diversão e companheirismo;
Diminui a ansiedade, o estresse e a agressividade;
Promove uma boa saúde e o amadurecimento pessoal e social; e
Ajuda na autoestima e desenvolve o senso de pertencimento a um time, uma equipe.

A educação pelo esporte, e o esporte pela educação é essencial para uma formação mais completa das futuras gerações.

Acesse o Impulsiona e veja todos os conteúdos que podem auxiliar os professores e a coordenação a desenvolver integralmente os alunos.

2
Deixe um comentário

avatar
2 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Marina
Visitante
Marina

Muito bom, explorar o físico em um esporte não é o mais importante, tem todo um contexto social envolvido e poucos tem essa preocupação ao lidar com o ser humano, principalmente quando se trata do público infantil.

Nerivaldo
Visitante
Nerivaldo

Ola gostei desse artigo acho ele muito relevante e me ajudou muito, e vou ver outros artigos.obrigado.