Histórias Inspiradoras

Brazil Conference discute o esporte como ferramenta de desenvolvimento social

A Brazil Conference at Harvard & MIT é um evento anual, organizado pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston, nos Estados Unidos

A Brazil Conference at Harvard & MIT é um evento anual, organizado pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston, nos Estados Unidos, desde 2015. Realizado nas duas universidades que dão nome à conferência, tem como objetivo promover o debate entre líderes e representantes da diversidade nacional e internacional, sobre os mais variados temas envolvendo o nosso país. Na edição deste ano, que acontece nesta sexta e sábado (6 e 7 de abril), uma das mesas irá discutir o “Esporte para reverter o jogo da desigualdade social”.

A apresentadora da TV Globo, Fernanda Gentil, vai mediar os convidados Lars Grael e a judoca campeã olímpica Rafaela Silva na mesa que inicia às 11h05 desta sexta. O multicampeão paralímpico da natação Clodoaldo Silva também foi convocado para o evento, mas não poderá comparecer. A principal pauta será como a sociedade civil, a iniciativa privada e o poder público podem utilizar o esporte como ferramenta de inclusão, em especial com relação a pessoas com mobilidade reduzida e baixa renda. Todas as mesas terão transmissão ao vivo através do link: https://www.brazilconference.org/.

O evento, pensado em 2014 por estudantes brasileiros de graduação, era a representação de um movimento, que queria trazer para Boston, um conhecido pólo de conhecimento, intelectuais brasileiros para que pudessem discutir aqui os problemas e o futuro do país. Com a solicitação de brasileiros da Harvard Kennedy School, decidiu-se criar então a Brazil Conference, que poderia contar também com a participação de alunos de mestrado e doutorado. O que nasceu como um pequeno evento para comemorar os 30 anos da Democracia do nosso país, já foi chamado pela imprensa de “Davos Brasileira”.

Depois do sucesso das edições anteriores, a missão deste ano é reunir em Boston pessoas que possam falar sobre iniciativas que estejam acontecendo, para ajudar na mudança do país. Além disso, cinco universitários brasileiros, de diferentes regiões do país, foram selecionados para participar do encontro e compartilhar suas experiências. Cada um já apresenta uma trajetória de sucesso e comprometimento com o desenvolvimento do Brasil, por meio de criação e participação em projetos, seja para a sociedade, meio ambiente ou tecnologia.

Em 2017, a Brazil Conference teve a participação do juiz Sergio Moro, da ex-presidente Dilma Roussef, dos empresários Paulo Lemann e Luiza Trajano, do publicitário Nizan Guanaes e do ator Wagner Moura, entre outros. Neste ano, além de empresários e representantes de grandes instituições sociais brasileiras, a Brazil Conference convidou a cantora Anitta para se unir ao evento por acreditarem que sua história de batalha seria agregadora.

Confira a programação completa:

Sexta (06/04)

11h05 – 12h35

Competitividade, gestão e tecnologia: avançando fronteiras
Esporte para reverter o jogo da desigualdade social

13h35 – 15h05

O Brasil do amanhã: como construir um país inclusivo, sustentável e desenvolvido?
Orgulho de ser brasileiro: Trajetórias inspiradoras
Por mais segurança a todos!

15h25 – 16h55

Impulsionando talentos no setor público!
Gigante pela própria natureza: Qual o novo modelo de crescimento?
SOS: como prover uma saúde de qualidade a todos?

17h15 – 18h45

Promovendo justiça racial: os casos do Brasil e dos EUA
Lições experimentais para empreender no Brasil
Políticas públicas para uma nova abordagem da dependência química

20h15 – 21h45

Música como instrumento de transformação

Sábado (07/04)

09h45 – 11h00

Abertura
Estabilização e credibilidade através da política monetária

11h15 – 12h30

Bate Papo com Jorge Paulo Lemann

12h45 – 13h15

Seleção Brasileira: gestão e preparação para a Copa do Mundo da Rússia

13h45 – 15h15

Como renovar a política brasileira já em 2018?
Próximos passos da reforma política brasileira
AgTech: Ponte para uma Agricultura Sustentável Brasil, um bom negócio

15h35 – 16h05

Inovação no setor público: novas ideias, pessoas e práticas
O legado da Lava Jato para combater a corrupção
Eureka! O caminho para um Brasil inovador e competitivo
Educação Já! Para o Brasil mudar para melhor

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação