Histórias Inspiradoras

Aumente seu cardápio esportivo e inove nas aulas de Educação Física

Que tal fugir das atividades tradicionais como futebol ou handebol e proporcionar uma nova experiência para os seus alunos?

Que tal fugir das atividades tradicionais como futebol ou handebol e proporcionar uma nova experiência para os seus alunos? Segundo a Pesquisa Nacional sobre a Saúde Escolar realizada pelo IBGE em 2015, apenas 30% dos jovens do 9º ano do Ensino Fundamental podem ser considerados ativos e 18% afirmaram não ter frequentado a aula de Educação Física na semana anterior à pesquisa. Os dados não são muito animadores, mas diversificar o cardápio esportivo pode ser o pontapé inicial para a mudança dessa realidade.

Para viabilizar a prática de novos esportes e o fortalecimento da educação esportiva no Brasil, o Impulsiona capacita professores de Educação Física nas mais diversas modalidades esportivas, preparando-os para incorporar novos esportes ao planejamento das aulas. O professor de Educação Física é o Impulsionador Esportivo, responsável por apresentar novos esportes aos alunos. No nosso curso, os educadores aprendem a planejar uma aula, a instigar a participação dos alunos, produzir materiais com custos reduzidos, entre outras dicas voltadas para a prática de novos esportes.

aumente-seu-cardápio-esportivo-na-escola

Inserir novas modalidades motiva demais os alunos. Além da curiosidade em torno do que é novidade, acaba-se com a lógica de quem sabe mais ou quem sabe menos. Todos estarão aprendendo uma nova modalidade juntos. A educação física veio para somar e contribuir com a educação intelectual. Entre as responsabilidades dessa disciplina estão: instruir e instigar o aluno a opinar e se posicionar criticamente em relação às atuais linhas de cultura corporal de movimento, promover o interesse a uma vida mais saudável e ativa, além de estimular as competências socioemocionais das crianças e adolescentes.

No curso Impulsionador Esportivo damos diversas dicas de como iniciar a prática de novas modalidades. Uma das principais delas é o planejamentoEle é uma preparação para que o professor possa atuar e atingir seus objetivos. O planejamento das aulas é fundamental tanto para orientar as suas ações, quanto para viabilizar reavaliações, adequações e aprimoramentos em relação à realidade do dia a dia da atividade educativa. Também falamos sobre estímulos motores, categorização dos esportes e oferecemos um passo a passo para melhorar o cardápio esportivo nas escolas.

Leia Mais: Como planejar uma boa aula de Educação Física?

Quer alguns exemplos de esportes que podem ser facilmente incluídos na sua escola? Temos o hóquei, goalball, atletismo, futebol de cinco, ginástica artística, e muito mais! E agora que você conheceu um pouco mais sobre nosso curso e o conteúdo, chegou o momento de se tornar um Impulsionar Esportivo. Entre no nosso site e cadastre-se!

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação